pandemia

Busca por testes de Covid-19 na rede municipal aumenta 470% na primeira semana do ano

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A rede municipal de saúde realizou 1.415 testes para Covid-19 entre os dias 3 e 10 de janeiro deste ano. Destes, 579 foram positivos, o que representa 40,85% do total. 59,15%, ou 836 do montante, foram negativos. Os dados são referentes aos exames realizados até as 14h desta segunda.

A prefeitura também informou que, entre outubro e dezembro de 2021, a média semanal de testes flutuou entre 250 e 300 exames, com menos de 10% de resultados positivos. Desta forma, o número atual representa um aumento de 471% na quantidade de exames quando considerada a média mais alta dos três últimos meses do ano passado.

Os exames têm demorado, em média, a partir de três dias úteis para a publicação do resultado. A prefeitura diz que isto acontece em função do aumento expressivo da quantidade de testes realizados. Atualmente, o município conta com 24 locais diferentes para fazer o teste de Covid-19 gratuitamente.

O aumento de número de casos de Covid-19 é um fenômeno mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que entre 27 de dezembro e 2 de janeiro houve um aumento de 70% nas infecções em todo o planeta.

Pfizer antecipará 600 mil doses da vacina pediátrica contra a covid-19

INTERNAÇÕES

Apenas três pacientes com Covid-19 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município. Isso representa 6,7% de um total de 45 pacientes. Há ainda mais dois casos suspeitos.Os dados são do painel atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS).

Neste sistema constam 129 leitos de UTI disponíveis na cidade. Destes, 45 estão ocupados. Os leitos clínicos da Covid-19 estão com taxa de ocupação em 16,2% (11 de 68).Em todos os hospitais com leitos de UTI, a taxa de ocupação têm se mantido sem alterações significativas nas últimas duas semanas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Município e Estado ainda não preveem novas medidas de prevenção à Covid

Vacina russa Sputnik V tem eficácia de 97,6% em estudo no mundo real Próximo

Vacina russa Sputnik V tem eficácia de 97,6% em estudo no mundo real

Saúde